top of page

USE Vila Maria Cidadania enfocou temas de interesse geral, como pelo Alcoolismo

 

Mais de 3 milhões morrem anualmente, vítimas (diretas ou indiretas) do excesso de bebidas. O alcoolismo é uma das doenças mais prejudiciais ao ser humano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 6% de todas as mortes no mundo são atribuídas, total ou parcialmente, ao consumo de álcool (são cerca de 3,3 milhões de morte por ano). Ainda segundo a organização, os principais prejuízos decorrentes do uso de álcool são os seguintes: Cirrose Hepática: 30%; Pancreatite: 25%; Câncer na laringe: 23%; Violência interpessoal: 22%; Câncer no esôfago: 22%.

 

Além disso, só no Brasil, 18% dos acidentes de trânsito são decorrentes da combinação desastrosa de álcool e volante, isso sem contar os inúmeros crimes cometidos por pessoas alccolizadas. Um dos itens mais alarmantes do relatório da OMS, porém, diz respeito à faixa etária que mais morre, vítima do consumo desenfreado do álcool: entre 20 e 49 anos. Pessoas mais jovens, em idade altamente produtiva, com toda vida pela frente.

 

Destacamos, ainda, que o alcoolismo cria os “codependentes”, pessoas que convivem com o alcoólatra e passam a se preocupar mais com o doente do que consigo própria, levando a problemas sérios como dificuldades para estabelecer e manter relacionamentos, necessidade de controlar a conduta do outro, sentimentos profundos de incapacidade e auto-imagem negativa, dores crônicas de cabeça e pelo corpo, gastrite, depressão, entre outros.

 

O maior problema da codependência está no sofrimento (físico e psicológico) que provoca em quem o desenvolve e, pior, tal comportamento não auxilia a pessoa que bebe. Portanto, é essencial que as pessoas que vivenciam essa realidade procurem ajuda especializada, através de tratamento psicológico e/ou de grupos de ajuda mútua como Al-Anon (adultos) ou Al-Teen (jovens).

 

As Casas Espíritas das USE Vila Maria, através de seu Atendimento Fraterno, estão a postos para auxiliar (vide neste site, horários e endereços das instituições unidas).

 

Mais informações sobre o tema sugerimos os sites: www.alcoolicosanonimos.org.br ou www.cisa.org.br.

 

NOTÍCIAS

bottom of page