top of page

Feiculte – Feira Cultural Espírita

 

Realizada, pela primeira vez, em 2003, a FEICULTE - Feira Cultural Espírita, foi criada com o objetivo de divulgar a Doutrina Espírita, através de um evento que proporcionasse lazer, cultura e conhecimento à comunidade. Para tanto era necessário um local público, quebrando barreiras e expandindo o Espiritismo para além das paredes das Casas Espíritas. Através da união das Casas Espíritas da USE Distrital Vila Maria, ocorreu em outubro de 2003 a primeira edição do evento no Clube da Cidade Thomaz Mazzoni, localizado na Praça Presidente da Silva Jânio Quadros, s/nº. A partir de 2004, o local escolhido para ser palco do evento foi a Biblioteca Pública da Vila Maria, na Praça Joaquim José da Nova, s/nº, também na Vila Maria.


A sua segunda edição, em 24 de outubro de 2006, aconteceu na Biblioteca Pública da Vila Maria e recebeu cerca de 1.400 visitantes nas 8 horas de duração. “A feira foi um grande sucesso, atingido os objetivos traçados e recebendo aprovação integral do público”, comemorou o presidente da USE, Adailton de Souza, referindo-se ao resultado de pesquisa que demonstrou total aprovação dos visitantes quanto à programação e organização do evento. Houve apresentação musical com corais, MPB, Chorinho. Já o teatro contou com a participação das senhoras de terceira idade do IPREM (Instituto de Previdência Municipal SP). Palestras sobre educação e sobre o espiritismo nos dias atuais fecharam a programação do auditório e, além das atrações artísticas, o público contou com barracas de alimentação, livros espíritas  e pôde realizar exames médicos, feitos pela faculdade UNIBAN, que atendeu 273 pessoas. Já os jovens puderam se divertir com RPG e as crianças se deliciaram com a recreação infantil que apresentou teatro, fantoches, pinturas, bichos de bexiga e muitas outras brincadeiras.

 

Nos dias 22 e 23 de outubro a Biblioteca Pública da Vila Maria foi palco da terceira edição da Feira Cultural Espírita, realizada pela USE - União das Sociedades Espíritas – Distrital Vila Maria. Cerca de 2.000 pessoas assistiram as atrações que objetivaram a divulgação da Doutrina Espírita, a cultura e o lazer. Uma vasta programação de palestras, músicas, teatro, dança e literatura ocupou o auditório da biblioteca durante todo o evento.  Paralelamente às apresentações, os visitantes também encontraram uma livraria espírita com as principais obras da doutrina, recreação infantil com educadores da USE Vila Maria e do Grupo Magia do Riso, exames de diabetes e pressão, orientação sobre saúde, área de alimentação e um varal literário, com exposições de 46 textos em prosa e verso sobre o tema Sementes de Amor, escritos por pessoas da USE Vila Maria e do Rio de Janeiro. As composições literárias foram uma das principais atrações, com grande repercussão entre o público. 


No dia 22 de outubro de 2006, na antiga sede da subprefeitura da Vila Maria/Vila Guilherme, tendo como tema "A Família", aconteceu a quarta Feira Cultural Espírita. A variada programação contou com palestra sobre educação alimentar, com a fisioterapeuta Danila Marques; Wladisney Costa falou sobre "Pais e Filhos, companheiros de jornada" e Luiz Fernando Penteado tratou do tema "O papel da família na formação da sociedade". A parte artística ficou por conta do coral Ação e Amor, do CE Evangelho em Ação; da dupla teatral Cia Arteluz, com a peça "Histórias para alegrar a vida" e dos grupos "As 4 na Madruga" e " Interação". Completando a programação oferecida ao público, o evento ofereceu Praça de Alimentação, Livros Espíritas, Espaço Saúde e Espaço Criança e exposição elaborada pelas crianças da USE Vila Maria, com o título "Pais e Filhos, companheiros de Jornada".


A quinta edição, ocorreu em 2007, e teve a programação a seguir descrita. Palestras com Danila Marques (O Estresse na Vida Moderna); Eder Fávaro (150 anos do Espiritismo) e Paulo Ribeiro (O Espiritismo no Brasil). Na parte artística houve apresentação do Jogral "Allan Kardec", com crianças do CE Gabriel Ferreira; teatro com os grupos IPREM Melhor Idade (A Verdade) e Virtude (Deus é como açúcar) e música com o Coral DeLuz. Fora isso, claro, o evento ofereceu os serviços de sempre a teve a campanha "Dê um abraço, crie um Laço". Já em 28 de setembro de 2008, ocorreu a sexta edição, novamente, na Vila Guilherme; a de 2009 aconteceu no CE Gabriel Ferreira e, em 2010, foi a vez do CE Estudantes do Evangelho receber a oitava edição do evento que é um dos momentos de maior confraternização dos trabalhadores da região de Vila Maria. Em 2011 o CE Evangelho em Ação foi o palco do evento que tece teatro, palestras sobre Mediunidade e muito mais.


A décima edição da Feira Cultural Espírita aconteceu em 14  de outubro de 2012, com palestra sobre "Dislexia" (Fabiana Laurito - fonoaudióloga) e "Espiritismo: o Consolador Prometido" (Onivaldo Silva). Completaram o programa a peça teatral "O julgamento de Judas Escariotes" (Grupo Virtude), dança com "Cia de Dança Gabi" e Oficina de História em Quadrinhos (José Renato, artista plástico) para crianças e jovens. Houve, ainda, alimentação, livros, Game "O Livro dos Espíritos", etc.

 

As próximas edições do evento (11a. e 12a., em 2013 e 2014) ocorreram no CE Gabriel Ferreira e CE Padre Zabeu, respectivamente. Em 2013 o tema abordado foi “O Espiritismo no século 21”, com palestra feita por Orson Carrara, além de Oficina de Fotografia e Imagem, por Henrique Guimarães. Já em 2014 foi escolhido “Espiritismo para crianças” como tema central e todas as atividades giraram em torno dele.

 

Feiculte 2015 celebra a relação humana e o equilíbrio no uso da tecnologia

 

Realizada em 3 de outubro de 2015, a FEICULTE 2015 – 13a. Feira Cultural Espírita, enfocou o tema “Família conectada é família feliz?”, com o objetivo de promover reflexões sobre a influência da tecnologia nosrelacionamentos humanos. A progração teve palestra com Ricardo Pedersolli (psicólogo), demonstrou que o uso excessivo de tecnologia pode ocasionar alguns problemas como: sedentarismo, dependência dos recursos tecnológicos e dificuldade nos relacionamentos. Marcos Milani, professor universitário e Diretor do Departamento do Livro pela USE São Paulo, discorreu sobre as transformações tecnológicas ocorridas ao longo do tempo e como essas mudanças – inevitáveis por estarmos sujeitos à Lei do Progresso -  impactaram nos relacionamentos interpessoais. Trazendo uma visão bastante otimista, ele demonstrou que não existe um modelo padrão e único para uma família se relacionar. O importante é que cada família encontre uma forma de se relacionar e se comunicar, inclusive incluindo a tecnologia como canal de troca. “Apenas o amor e o respeito devem ser padrão em todos os tipos de relacionamento”, afirmou Milani.

 

A Feira Cultural Espírita utilizou outras ferramentas interessantes para promover reflexões sobre o tema central. Histórias em Quadrinho com essa temática decoraram os espaços e levaram o público a pensar, sempre utilizando o humor como marca registrada. “Adorei as HQs porque elas expuseram verdades de forma bem humorada”, disse Noêmia Souza, uma das participantes.No espaço conveniência, onde funcionaram a feira do livro e a alimentação, um telão exibia vários vídeos (em curta metragem) sobre tecnologia e relacionamento humano, mantendo o foco no tema central mesmo quando as pessoas estavam se  confraternizando. Para o encerramento, a organização reservou a bela voz de Walter Marciano que reservou ao público um lindo repertório de MPB que encantou (e emocionou) a todos. O mais tradicional evento desta Distrital está sempre se renovando, visando levar o melhor da Doutrina Espírita ao seu público. Acompanhe e participe!

Feiculte 2016 encantou a todos com o tema central "Era uma vez... o livro e o homem"

O evento ocorreu em 1 de outubro de 2016, sábado, das 13 às 19 horas, tendo como subtemas: "O livro e o desenvolvimento humano" e "O papel do livro na difusão espírita". Em um evento onde o llivro é a estrela principal, o local escolhido não poderia ser mais adequado: a Biblioteca Pública da Vila Maria, localizada na Praça Joaquima José da Nova, s/n, no bairro da Vila Maria.

 

A programação contou com palestras, atividades infantojuvenis, alimentação, atrações artísticas e, claro, livros!

FEICULTE - Feira Cultural Espírita

conhecimento e cultura ao alcance de todos

bottom of page