top of page

FEICULTE 2017 - 15a. Feira Cultural Espírita

conhecimento e cultura ao alcance de todos

Feiculte 2017 promoveu uma reflexão importante sobre o papel dos livros na evolução das pessoas e do mundo

 

A 15ª FEICULTE – Feira Cultural Espírita 2017, evento idealizado e realizado pela União das Sociedades Espíritas - Distrital Vila Maria, aconteceu em 7 de outubro de 2017, das 10 às 18 horas, na Biblioteca Pública Álvares de Azevedo (situada na Praça J. J. da Nova, s/no  – Vila Maria Alta – SP/SP), na zona norte da capital paulista. Tendo por objetivo aliar conhecimento doutrinário e cultura para entretenimento de toda família, a FEICULTE 2017 escolheu o tema central “Livros mudam pessoas. Pessoas mudam o mundo”, homenageando os 160 anos de lançamento de “O Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, obra inaugural do Espiritismo.

A programação teve início com uma Oficina de "Criação de História em Quadrinhos (HQ)", ministrada pelo publicitário e quadrinista José Renato Faria, demonstrando que, mais do que ser bom desenhista, é preciso ter criatividade para criar boas histórias. Após o almoço foi a vez da Oficina "Produção independente de HQ e Literatura", quando foi ensinado como divulgar de modo artesanal produções que, muitas vezes, ficam engavetadas sem oportunidade de publicação. Renato possui experiência em ministrar oficinas, realizando este tipo de trabalho em Bibliotecas, Gibitecas, ONGs, etc (o trabalho dele pode ser acompanhado na página do Facebook Fanzinex Brasil). De acordo com ele, "os participantes demonstraram bastante criatividade e capacidade de produção, podendo ter bons resultados no trabalho de quadrinhos". Cerca de 20 pessoas participaram da iniciativa que acolheu crianças, jovens e adultos, demonstrando a capacidade de inclusão das Histórias em Quadrinhos.

 

Levando em conta o tema central do evento, a juíza Jacira Jacinto da Silva – Presidente da CEPA (Associação Espírita Internacional, antiga Confederação Espírita Pan-Americana) - fez uma brilhante palestra tendo como tema “Sociedade, instruí-vos – o papel da educação para uma sociedade melhor”. Os presentes foram convidados a refletir sobre a necessidade da educação para termos uma sociedade mais justa e igualitária e de como a Doutrina Espírita tem a capacidade de auxiliar nesse processo a partir de sua mensagem esclarecedora.

 

Mauro Spínola, professor da USP e também integrante da CEPA, brindou o público com uma exposição de altíssimo nível sobre “O Livro dos Espíritos: há 160 anos mudando pessoas”, como homenagem às 16 décadas da publicação do livro que deu origem ao Espiritismo. Ele demonstrou a importância dessa obra e como ela oferece respostas para questões que a sociedade vem debatendo, entre elas igualdade, respeito, tolerância; além de responder perguntas que intrigam o pensamento humano (de onde vim, para onde vou, o que é Deus, entre outras).

Ambas as palestras, muito esclarecedoras, levaram à reflexões por parte do público presente, em uma clara demonstração de que a Doutrina Espírita é racional e estimula o debate para aprofundamento do conhecimento - não apenas do Espiritismo, mas da própria sociedade que vivemos.

 

Encerrando o programa, fomos tocados pela encantadora apresentação de Bruno Tadeu (músico e regente) e Nicole Teixeira (cantora lírica), que apresentaram um repertório de músicas clássicas, entre elas "Ave Maria". O jovem casal emocionou os presentes que acompanharam cada nota tocada/cantada, em uma clara demonstração de como a arte verdadeira eleva a nossa alma.

O evento ofereceu, ainda, alimentação, feira de livros, game "O Livro dos Espíritos" (jogo de perguntas de múltiplas escolhas, baseado nas questões da obra de mesmo nome), grande homenageado na 15a FEICULTE – Feira Cultural Espírita 2017.

 

A USE Vila Maria realizou, ainda, homenagem ao companheiro e amigo Dagoberto Branco Lauritto, desencarnado em abril deste ano. Além do uso de suspensórios (marca registrada do homenageado), foi feito um vídeo com fotografias do querido trabalhador da Distrital - a família de Dagoberto participou da Feira, também usando suspensórios, tornando o dia ainda mais especial.

Além da divulgação da mensagem espírita, o evento proporcionou momentos de confraternização entre os participantes, fortalecendo os laços de amizade e respeito que une a todos. Que venha a  16a FEICULTE!

bottom of page